sábado, 7 de março de 2009

CARAPAUS


É um peixe fácil de atrair com um pouco de engodo, tanto na pesca de costa como de barco, podendo ser pescado tanto com iscos naturais como com iscos artificiais. As instalações portuárias e os molhes adjacentes são locais habitualmente muito frequentados por pescadores, utilizando todo o tipo de técnicas de pesca. Neste caso, o melhor período é o nocturno. A iluminação instalada nestas áreas atrai o zooplancton e os carapaus, fazendo com que eles, quer pela acção directa da luz quer pela presença da comedia, não abandonem a zona.Contudo, é conveniente utilizarem-se iscos resistentes como as pontas dos tentáculos das lulas, que melhor resistem aos ataques dos carapaus, evitando que após cada captura se volte a iscar o anzol. Esta técnica de pesca tem um apreciável número de aficcionados que, nas quentes noites de verão, não perdem o ensejo de desfrutar de um bom convívio com outros pescadores e de fazer uma noitada aos carapaus que tão saborosos serão no almoço do dia seguinte.
A.Sebastião

1 comentário:

  1. Também sou de uma comunidade piscatória.

    Confesso que o carapau não é o meu peixe de eleição mas viva as fanecas de rabo na boca e os salmões e tudo o mais q é bom!!!

    ResponderEliminar

AUTORIDADE MARITIMA NACIONAL

“Pesca lúdica segura” O Comando da Polícia Marítima está a desenvolver uma campanha de sensibilização e alerta para os perigos da pes...