sexta-feira, 24 de abril de 2009

35 ANOS DEPOIS


Com este pequeno texto compilado da Associação 25 Abril quero prestar a minha homenagem a todos os Oficiais,Sargentos e Praças do Batalhão de Caçadores Nº 5 que contribuíram para este dia.
J.Cordeiro (ex furriel miliciano da 1ª Comp. Operacional)

BATALHÃO DE CAÇADORES N.º 5
FITA DO TEMPO (24/25), DO B. CAÇ. 5 9.30 h. - Recepção de ordem. 10.00 h. - Reuniões com os Capitães; Remodelação dos Planos; Preparação de acção e seus preliminares; Escolha de Cmdt da 2." Companhia. 10.30 h. - Início dos contactos com os Oficiais Milicianos escolhidos e a escolher (abordagem e preparação prévia). 14.00 h. - Formatura das Companhias Operacionais a pretexto de proximidade 1.° de Maio; Marcação de uma reunião de Oficiais para as 23 h. (elementos contactados e conhecimento da finalidade). 17.00 h. - Medidas de decepção. Saídas normais, etc. 22.55 h. - Audição dos Emissores Associados. Comunicação: Faltam 5 min. para as 23 h. e disco «Depois do Adeus» do P. Carvalho. 23.00 h. - Sala dos Oficiais; Reuniões dos Oficiais convocados e outros presentes na Unidade para informá-los. Breve a detenção de não aderentes, Preparação e ordem. 00.00 h. - Início da audição de R. Renascença. Aguardar o -Grândola. 01.00 h. - Oficial e Guarda para a Central Telefónica (Alf. FRAZAO); Fechar portões, eliminar central; Guardar outros telefones gabinetes; Substituição Oficial-de-Dia pelo Alt. BAPTlSTA com missões definidas; Ouvir R. C. P. 01.30 h. - Convocação Sargentos (de dia e de na unidade). Informá-los. Breves detenções; Vigilância proximidades quartéis. 01.45 h. - Formar Companhias. levantar o pessoal das camas sem luzes e sem barulho; Formatura desconfiada da Polícia Aérea; Armas e munições; Rádios. Maqueiros, etc. 02.00 h. - Vigilância da Penitenciária. 02.30 h. - Reforço do Portão M. Fronteira. 02.50 h. - Início de marcha apeada das 1." e 2." Companhias Operacionais; Concentração de viaturas para apoio de acção; Reforço da segurança do quartel; Destacamentos para o exterior. 03.00 h. - Redes Rádios no ar. 03.05 h. - Saída para os objectivos; Convocação do pessoal no exterior; Reforço das forças no exterior com a chegada de novo pessoal; Preparar Remuniciamento e Abastecimento. 03.20 h. - Completamento do cerco na área dos estúdios R.C.P. Intercepção do trânsito e movimentos na área. 03.30 h. - Completamento do cerco ao O. G. da R. M. L. e Início de parlamentação. 04.00 h. - Saída duma força para a Residência General Spínola. 04.30 h. - Entrada e ocupação do O.G.R.M.L.

Sem comentários:

Enviar um comentário

AUTORIDADE MARITIMA NACIONAL

“Pesca lúdica segura” O Comando da Polícia Marítima está a desenvolver uma campanha de sensibilização e alerta para os perigos da pes...