terça-feira, 20 de abril de 2010

Homenagem


Com este pequeno texto compilado da Associação 25 de Abril quero prestar a minha homenagem a todos os meus companheiros de armas que sem olhar a medos estiveram desde a 1ª hora prontos a dar a vida por um futuro melhor.
JTCordeiro
ex.furriel mil.

23.30Batalhão de Caçadores 5 em Lisboa O Maj. Fontão convoca os 30 Oficiais que constituiam o núcleo seleccionado e outros que se encontravam na unidade e comunica-lhes os objectivos do Movimento e outros elememtos de interesse. Convidados a aderir fazem-no sem excepção. São mandados equipar e armar.

00.15Batalhão de Caçadores 5 em Lisboa são reunidos todos os Sargentos e Cabos Milicianos presentes na Unidade. Informados de forma idêntica aos Oficiais, aderem sem excepção. São encaminhados para se juntarem aos oficiais das respectivas Companhias.

01.45Batalhão de Caçadores 5 em Lisboa os graduados acordam e mandam formar as Praças de forma mais discreta possível com vista a evitar o alerta das forças da GNR na Penitenciária.

03.00Batalhão de Caçadores 5 em Lisboa as 2 Companhias Operacionais iniciam marcha apeada e saem pelo portão da Marquês da Fronteira. A 1.ª C.ª Operacional, sob o Comando do Cap. Beatriz é iniciado o cerco e instalação em redor do Quartel General da Região Militar de Lisboa em S. Sebastião (QGRML). A 2.ª C.ª Operacional, sob o Comando do Ten. Mascarenhas isola e assegura a protecção da área dos estudios do Rádio Clube Português (RCP). O Maj. Fontão estabelece contacto com os elementos da Força Aérea que entraram nos estudios da RCP ficando a situação sob controlo. De seguida o Maj. Fontão desloca-se para junto da 1.ª C.ª Operacional.

03.30Batalhão de Caçadores 5 Termina o cerco ao Quartel General da Região Militar de Lisboa (QGRML). O Cap. Bicho Beatriz concede ao Oficial de Serviço, Aspirante Silva uma hora para se render.

03.32Batalhão de Caçadores 5 O dispositivo de segurança em torno do Rádio Clube Português (RCP) está em posição. O Grupo n.º 10 comandado pelo Maj. Costa Neves e constituído entre outros por, Maj. Campos Moura, Cap. Santos Coelho, Cap. Pombinho, Cap. Santos Coelho, entram no RCP que é ocupado sem incidentes. O Cap. Santos Coelho liga para o PC e comunica: "MÉXICO ocupado sem incidentes". O RCP passou a integrar o PC.

04.00Batalhão de Caçadores 5 . É enviada uma força para a residência do General Spínola.
04.26 RÁDIO CLUBE PORTUGUÊS. É dada ordem para ser transmitido o primeiro comunicado. Foi com emoção que em todo o País centenas de militares ouviram pela voz de Joaquim Furtado o primeiro de vários comunicados que haviam sido redigidos pelo Maj. Vitor Alves. Estava previsto que os comunicados seriam lidos pelo Maj. Costa Neves, no entanto, Joaquim Furtado, locutor de serviço ao RCP, ao saber das intenções do Movimento de imediato se prontificou para o fazer. No comunicado pede-se para que a população se mantenha calma e apela-se à classe médica para ocorrer aos hospitais.

04.30Batalhão de Caçadores 5 Quartel General Região Militar de Lisboa (QGRML). O Quartel General Região Militar de Lisboa (QGRML) é ocupado por forças do BC5. O regime perde um importante instrumento de comando, controlo e ligação entre unidades na área de Lisboa. O Maj. Fontão comunica pessoalmente para o PC: "CANADÁ foi ocupado sem incidentes"

09.00Batalhão de Caçadores 5 . Recebe um reforço de dois blindados da EPC e passa a controlar as vias de comunicação em torno do QG da RML, nomedamente o cruzamento da Av. António A. Aguiar com a Marquês da Fronteira.

11.00Batalhão de Caçadores 5 . O Major Fontão prende o General Louro de Sousa e o Brigadeiro Silvério Marques quando tentavam entrar nas instalações do Quartel Mestre General, na Rodrigo da Fonseca. Só mais tarde o PC veio a perceber que tinha sido preso um dos indigitados para a Junta de Salvação Nacional.

3 comentários:

  1. Bonita homenagem.É bom que se mantenha a memória bem presente.
    Só é pena já não existirem muitos homens como eles. Isto está a precisar. E com menos flores.

    ResponderEliminar
  2. Ao ver este meu Portugal chegar a este ponto muitas vezes pergunto a mim mesmo se valeu ou não a pena as noites que o meu pelotão esteve sem dormir.
    Um abraço e felicidades
    JTCordeiro

    ResponderEliminar
  3. Linda homenagem. E não tenhas dúvidas. Fizeste a tua parte.
    Um beijo
    Inês

    ResponderEliminar

FOTOS

Aqui vos deixo algumas fotos da zona oeste esperando que gostem e nos possam visitar PENICHE CAIS DA FOZ DO ARELHO PEDRA DA E...