quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Anatomia de um anzol

Ao ler um artigo bastante interessante sobre a anatomia de um anzol resolvi publicar o mesmo aqui salvaguardando que o mesmo pertence e está publicado no Forum do Mar mas que devido á sua importancia acho que merece ter a sua divulgação junto dos companheiros que o desconheçam.
1. Olhal – O olhal é o local onde iremos prender a nossa linha. Este pode ter 3 formas, argola, agulha ou pata e em função do ângulo que forma com a haste pode ser caracterizado em 3 tipos, fechado, recto ou aberto;

2. Haste – É a parte rectilínea do anzol e tem como função evitar o corte da linha por parte do peixe. A escolha do tamanho da haste do nosso anzol está intimamente relacionada com o peixe que pretendemos pescar, fundamentalmente com a dureza da sua boca, com a sua dentição e com a sua pressão mandibular. Nalguns casos a haste poderá ser farpada para ajudar à fixação do isco;
3. Curvatura – Quando o anzol se encontra posicionado na vertical a curvatura é a zona curva que se encontra no fundo. Pode parecer pouco importante mas é a zona do anzol onde se fará sentir maior resistência depois de fisgado o peixe. Esta curvatura pode ser obtida por dobragem da haste no seu fabrico ou fundida com a sua forma definitiva;
4. Ponta – A ponta é a parte afiada que se encontra voltada para cima. Será escusado referir a importância de de se encontrar bem afiada, sem ferrugem e sem dobras para que possamos ferrar devidamente o nosso peixe;
5. Barbela – É a pequena protuberância bem afiada que se encontra bem abaixo da ponta. Sejam bem cuidadosos com a barbela. É muito afiada e encontra-se apontada para baixo o que a vai fazer ficar agarrada firmemente ao peixe. Dada a sua natureza agarra-se facilmente na vegetação, nas algas, nos detritos, nas nossas roupas, na nossa pele ou mesmo aos nossos olhos.
6. Garganta – É a linha perpendicular imaginária que, vai do ponto interior mais baixo da curvatura até se cruzar com a sua perpendicular traçada a partir da ponta do anzol;
7. Abertura – É a distância entre a ponta do anzol e a sua haste. A abertura é uma característica importantíssima na escolha de um anzol. Devemos escolhe-la mais aberta ou mais fechada em função do peixe que pretendemos capturar.

Factores a ter em conta na escolha de um anzol
A escolha deverá ser feita sempre de forma pensada atendendo a 6 factores:

1. Tipo de Peixe
2. Tipo de Anzol
3. Tamanho do Anzol
4. Tipo de Linha
5. Tipo de Isca
6. Tipo de Pesca

Qual destes factores é mais importante na escolha do anzol?

Esta é uma pergunta polémica e muitas discussões se formam à volta deste assunto. Para mim TODOS os factores são importantes mas, se tivesse que escolher o mais importante, escolheria o tipo de anzol.
Que anzol devo escolher para um determinado peixe?
Na minha perspectiva torna-se mais simples responder a esta questão invertendo-a “Que anzol não devo escolher para ele?”.
Em primeiro lugar devo atender às características físicas do peixe que pretendo pescar.

1. Tamanho do peixe
Se estiver a pescar um peixe grande dificilmente o conseguirei puxar com um anzol pequeno.

1. Configuração e tamanho da boca
Esta característica é fundamental.
Num peixe de boca grande e macia poderemos utilizar um anzol maior.
Num peixe de boca mais pequena e dura teremos que optar por um anzol mais pequeno e de conformação que permita que ele penetre completamente na boca.

Conclusão
Como em tudo na vida deveremos ter o bom senso necessário para conseguir pesar todas as variáveis, por forma a conseguirmos fazer a escolha mais acertada.
Há duas formas de aprendermos qualquer arte, com um bom professor ou por tentativa erro. Esta é a forma que eu aconselho. Deveremos experimentar várias opções e ver as que funcionam melhor em determinadas condições.
Anote as suas experiências e verá que mais tarde ou mais cedo vai dar bom uso aos seus apontamentos.
Nós aqui vamos tentar ajudá-lo não com uma receita milagrosa mas tentando mostrar-lhe as opções que tem à sua disposição.
Este é o primeiro artigo, de uma série dedicada à pesca desportiva, onde tentaremos dar-lhe os instrumentos que o ajudarão a melhorar as suas performances como pescador.



Sem comentários:

Enviar um comentário

FOTOS

Aqui vos deixo algumas fotos da zona oeste esperando que gostem e nos possam visitar PENICHE CAIS DA FOZ DO ARELHO PEDRA DA E...