quarta-feira, 21 de novembro de 2012

LAGOA DE ÓBIDOS

CHOCOS
Há muitos anos que se pratica pesca lúdica aos chocos na Lagoa de Óbidos com toneiras ou palhaços nunca existindo da parte das autoridades marítimas informação que tal pesca era proibida, e eis que sem saber como é dado conhecimento que existe uma portaria de 1990 que proíbe tal pesca deixando perplexos dezenas de pescadores que há muito fazem este tipo de pesca.

Segundo rumores tal facto de estar a ser aplicada essa mesma portaria (estranho que ao fim destes anos não tenha sido revogada) deveu-se a queixas de pescadores profissionais que exercem a actividade na Lagoa em que os pescadores lúdicos lhes estragavam as artes com as toneiras(nunca constatei tal facto) constato sim redes colocadas sem quaisquer sinalização, constato sim a apanha de espécies ao mergulho que é impossível de apanhar sem ajuda de armas ,constato sim a pesca nocturna ao candeio que é proibida agora como pescador lúdico que mesmo sem ser uma pesca que pratico habitualmente e sem lá viver permanentemente sinto-me revoltado por mais uma vez nos acusarem e usarem de artimanhas para nos proibirem de pescar.

10 comentários:

  1. Pois é amigo J Cordeiro, mais uma vez o pescador ludico a servir de bode espiatório para justificar os abusos de outros tantos que saqueiam os mares sem olhar a meios, é como dizes, muita coisa vai mal neste pais.
    Abraços

    ResponderEliminar
  2. Obrigado Pedro por estas palavras acredito que a nossa voz será escutada pois se existe alguém que defende as espécies neste momento somos nós que com a nossa perseverança vamos fazendo que as leis mudem para melhor
    Um abraço
    JCordeiro

    ResponderEliminar
  3. tal como na caça vai indo, vai indo que andamos a pagar liçencas para nao pescar .qualquer dia nem robalos nem douradas. se os mariscadores pagam quotas ,nos pagamos licenças.



    um morador/pescador local

    ResponderEliminar
  4. João lima 09/08/2013
    Nós, pescadores lúdicos temos muitas culpas neste tipo de assuntos, porque afinal onde estão as associações, onde estão as queixas para o Provedor de Justiça?

    ResponderEliminar
  5. Boa noite companheiros.
    Também eu fiquei indignado com essas notícias, apesar de frequentar a lagoa, na pesca aos chocos, apenas meia duzia de vezes por ano, nas férias.
    Por acaso, sabem se ainda se mantêm essa proibição absurda?
    Sabem se há alguma ação em curso,por parte dos pescadores lúdicos, de forma a resolver o problema?
    Sabem se, atualmente, a PM continua a interpelar os pescadores lúdicos que utilizam este tipo de arte?
    Obrigado
    Silva.
    Leiria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Companheiro neste momento a situação mantem-se, continua a proibição e por vezes as autoridades interpelam os pescadores pedem licença e informam da proibição da mesma nestes dias não tive conhecimento de alguém que fosse autuado,excepto em S.Martinho do Porto mas aí concordei com as mesmas multas pois tem muita gente que continua a trazer para casa robalinhos e outros peixes do tamanho de um dedo de uma criança.
      Um abraço

      Eliminar
    2. Obrigado pela informação.
      Ao menos isso. Que haja bom senso e compreensão por parte da PM, pois se permitiram durante mais de 20 anos que a dita lei/portaria não fosse escrupolosamente cumprida (ao que parece...), não faz sentido que atuem agora. O que faz sentido é que se desenvolvam ações para alterar/ajustar a lei à nova realidade.
      Por mim, conto pegar no meu barquito e passar, pelo menos um dia destas férias, com os meus filhos a pescar chocos na lagoa, sem ser incomodado....
      Estou disponível para colaborar em qualquer iniciativa conducente à alteração legislativa necessária a regularização da situação para os pescadores lúdicos - recolha de assinaturas, reunião com pescadores ludicos aqui da minha zona, etc., - (mail: mbrancosilva@oninet.pt). A Lagoa não pode ser uma coutada para profissionais; aliás, julgo mesmo que a pesca profissional na Lagoa, por razões de sustentabilidade ecológica/ambiental, deveria ser fortemente restringida.
      Silva

      Eliminar
  6. Por acaso, andei a procura e até contactei a capitania e a portaria é esta e não proibe nada :
    http://www1.dgpa.min-agricultura.pt/docblex/multimedia/associa/lex/567p90.pdf#view=fit

    ResponderEliminar
  7. isto é um não assunto. e só existe porque estamos em pretugal. É que não dizem que as toneiras são proibidas, mas sim as que tenham agulhas. se tiverem uma fateixa de 3 anzóis com barbelas , imagine-se , já se podem utilizar. Isto é incrível , como as autoridades se deixam envolver num assunto destes.

    ResponderEliminar
  8. serão as fateixas menos danosas para o corpo do animal que "eventualmente" será libertado? será apenas xico-espertismo pretoguês?
    Respeitem e usem a natureza conscientemente. Não ao saque!
    Sendo a lagoa um berçário de inumeras espécies faz ainda mais sentido que haja legislação no sentido da preservação.
    Ao ver certas coisas serem feitas tenho vergonha de ser pescador:
    pesca de exemplares minúsculos, pesca de ganâcia, lixo por todo o lado e para o oceano... se vão carregados com a geleira cheia de cerveja, não poderão trazer as cervejas vazias? e sacos plásticos? que vergonha...que nojo.
    Todos queremos pescar, pescar mais, exemplares maiores... será cada vez mais dificil? até ao impossivel?
    Calculem as vossas atitudes, promovam a sustentabilidade,limpem, não sujem (mais) senão ainda vamos ter de incluir alforrecas na nossa dieta.
    Se só precisam de dois peixes/moluscos não levem 4, deixem os outros dois a criar ou para quem ainda não pescou...
    Os que mais se queixam são muitas vezes os piores,
    Promovam boas praticas de pesca, não queiram ser aquilo de que acusam os outros...

    ResponderEliminar

FEIRA PESCA E NAUTICA DE SETUBAL

Mais uma vez e com todo o gosto aqui deixo o cartaz da feira náutica de Setúbal a qual aconselho uma visita tanto para tomarem conhecimento ...