quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Pesca na Lagoa de Obidos


Carta enviada por um pescador á ANPLED sobre a pesca na Lagoa de Óbidos e a respectiva resposta:



Caros companheiros pescadores  venho por este meio pedir ajuda para o que se esta a passar com a pesca lúdica aos chocos na Lagoa de Óbidos.
Ao fim de muitos anos a praticar esta pesca os pescadores lúdicos foram proibidos de exercer esta actividade,com o pretexto de que existe uma portaria muito antiga, parece que de 1990,que não permite esta pesca com as toneiras ou palhaços.
Isto tudo porque houve uma queixa dos pescadores profissionais locais. Ao fim de tantos anos é no mínimo estranho a policia marítima não dizer nada sobre o assunto e agora de um momento para o outro vem aplicar uma portaria que deveria, talvez, estar revogada.
A queixa prende-se com o facto de as toneiras por vezes ficarem presas nas artes e, que, para as libertar nós as danificamos. O problema é que a maior parte não estão sinalizadas portanto é difícil fugir delas, no entanto nunca rasguei nada, sempre tive cuidado. Mas a verdadeira razão, na nossa opinião,  está nos chocos que apanhamos nos nossos barcos.
Se nos poderem dar alguma informação sobre o assunto agradecemos.
Estou reformado e é mais coisa que nos querem tirar.
Atentamente
J.M.F.

Boa noite Sr. J.M.F.
Enviamos a legislação referente ao exercício da pesca, comercial e lúdica, no interior da Lagoa de Óbidos.
Iremos verificar se de facto se aplica à pesca lúdica a proibição de utilização da toneira no interior da Lagoa e responderemos brevemente.

Em anexo - Portaria 567/90; Portaria 219/98 ; Portaria 483/2007 e Edital 1 /2011

Melhores cumprimentos

6 comentários:

  1. boas amigo cordeiro!
    Esta situação e apenas por malvadez, pois a lei é clara pode-se pescar com toneira e que o dia é a D.G.P.A. o resto é só para criar confusão

    ResponderEliminar
  2. Afinal em que ficamos relativamente à pesca dos chocos na lagoa Óbidos com palhaços/toneiras? É legal ou não ? Atenção que a Policia Maritima de Peniche continua a declarar ilegal.

    ResponderEliminar
  3. Do mesmo anonimo: Atenção pesca lúdica embarcada em Peniche falta de "colete" envergado dá multa

    ResponderEliminar
  4. Relativamente à pesca dos chocos na lagoa de Óbidos não há noticia de alguém ter sido multado . Porque será? Não será , com certeza, devido à simpatia da Policia Maritima porque actividade não tem faltado

    ResponderEliminar
  5. Atenção em Peniche: Policia Maritima em híper-actividade dirigida à pesca lúdica embarcada chamando aos auxiliares de flutuação "coletes" e assumindo-se indiferentes à posição assumida pelo Secretário de Estado. Somos o mexilhão.

    ResponderEliminar
  6. Caros amigos

    Alguém me consegue explicar que é proibido na lagoa de Óbidos a pesca com toneiras com uma ou duas coroas. Que eu saiba não pode ser proibido seja o que for se não estiver escrito. Seja Decretos- Lei, Portarias ou por último Edital (este responsabilidade da Capitania Local)ALGUÉM VIU ?
    Se viram digam alguma coisa.
    F. Martins

    ResponderEliminar

FEIRA PESCA E NAUTICA DE SETUBAL

Mais uma vez e com todo o gosto aqui deixo o cartaz da feira náutica de Setúbal a qual aconselho uma visita tanto para tomarem conhecimento ...